Os poderes medicinais do gengibre

A lista de benefícios do gengibre é grande: ele tem ação bactericida; desintoxica; atua nos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, além de acelerar o metabolismo, queimando aquelas gordurinhas indesejadas.

Como se seus poderes medicinais não fossem o suficiente, a planta, de origem asiática, também é um ingrediente que dá um toque especial em diversos tipos de receitas. Pode ser consumido cru, desidratado, em conserva, em forma de chá ou de óleo.

Seu poder bactericida vem do seu componente gingerol, cujas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são capazes de destruir bactérias e fungos. É também este componente que dá ao gengibre o seu sabor característico.

Para quem deseja perder peso, principalmente gordura corporal, encontra no gengibre um grande aliado.

Suas propriedades termogênicas ativam o metabolismo do organismo, aumentam a temperatura corporal e provocam a consequente queima de gordura, aumentando o gasto calórico em até 10%.

Seguem as diversas indicações medicinais em que o gengibre pode auxiliar.

• Digestão de alimentos gordurosos;
  • Enjoos;
  • Gases;
  • Náuseas causadas pelo tratamento do câncer;
  • Perda de apetite;
  • Mau hálito;
  • Cólica menstrual;
  • Ressaca;
  • Artrite;
  • Dores musculares;
  • Infecções respiratórias.

Para fazer o chá de gengibre, basta colocar raízes, cascas ou talos de molho, por cerca de 30 minutos, e levar ao fogo até levantar fervura. Esta infusão é um importante aliado no tratamento de gripes e resfriados. Mastigar lascas de gengibre também ajuda a aliviar a garganta irritada. No entanto, esse uso deve ser moderado, já que o gengibre tem propriedades anestésicas e pode levar à perda da qualidade vocal.

Gostou da dica dessa semana?

Conhece alguma receita com gengibre?

Compartilhe comigo nos comentários!

Tags: